sábado, 9 de fevereiro de 2013

Como se legalizar nos Estados Unidos


Muitas pessoas sempre entrem em contato comigo querendo saber sobre como funciona o processo de visto aqui nos EUA. Apesar de saber as informações básicas, não sou nem um expert, então para esse artigo contei com a ajuda de meu amigos e parceiros como o Dr. Juan Gonzalez, que há anos ajuda nossos amigos brasileiros que decidem fazer a mudança para os EUA.


Notei que nos ultimos anos, as pessoas que estão mudando para cá mudaram muito das que vinham a 10 anos atrás. Antes, as pessoas vinham para passar alguns anos juntando dinheiro, e voltar para o Brasil com um bom pé de meia feito. Hoje, as pessoas que buscam a mudança para cá são aqueles que não aguentam mais as condições e estilo de vida no Brasil. 

Ficar olhando por cima do ombro com medo que alguém esteja lhe seguindo, andar da carro blindado em segurança com medo que alguém irá lhe assaltar, não deixar seu filho brincar com os amiguinhos na rua porque a quantidade de sequestro está aumentando a cada dia simplesmente não é jeito de se viver. Essas pessoas querem ter qualidade de vida, podendo assim usufruir de seu estado financeiro sem se preocupar e aproveitar a vida.




Imigrar para os Estados Unidos nao é apenas comprar uma passage, pegar o primeiro vôo e aterrissar em Miami, Orlando ou New York.  O primeiro passo é buscar juntar toda a documentação pessoal de estudo e experiência e se informar de todas as opções possiveis de legalização, evitando assim qualquer dor de cabeça com as autoridades de Imigração. Isso tudo parece ser óbvio, mas nem todos ajem assim, seja por falta de tempo ou de informações disponíveis que sejam confiáveis.

Desta forma, para facilitar a vida do imigrante ou turista que pensa algum dia em vir para os EUA para morar ou até mesmo para passar uma temporada, segue abaixo algumas opções de forma breve para deixar um pouco mais claro essa jornada.
Dos vistos de trabalho disponíveis pelo Departmento de Imigração (USCIS), dois deles têm sido bem aproveitados pelos imigrantes, tendo em vista o prazo de permanência  que eles recebem para ficar aqui e as possibilidades de aplicação para o Green card no futuro .

H1B
Se voce é uma pessoa que tem curso superior ou tem no mínimo 12 anos de experiência em alguma area específica, você pode qualificar para o visto H1B. Este visto foi criado para que uma empresa aqui nos EUA pudesse contratar mão de obra estrangeira e qualificada.  No dia Primeiro de Abril de 2013, o Departamento de Imigração vai começar a disponibilizar 65,000 desses vistos e, se forem aprovados, o beneficiário  poderá começar a trabalhar para a empresa que assinou o processo de 01 de outubro de  2013 até 30 de setembro de 2016, período que poderá ser prorrogado até o ano de 2019. O cônjuge e filhos menores de 21 anos solteiros  recebem o visto H4 e podem também permanecer no país.  


L1
Agora se você é um empresário ou trabalha como gerente ou diretor de uma empresa no Brasil e deseja fazer negócios nos EUA, talvez uma alternativa seria abrir uma subsidiária ou filial da empresa brasileira aqui nos EUA, que não necessariamente precisa atuar no mesmo ramo, ou comprar uma empresa já estabelecida. No primeiro caso (empresa recém-criada), o Departamento vai conceder o visto L1 por um período inicial de 1 ano, o qual poderá ser renovado por dois termos de 3 anos cada. No segundo caso (compra de empresa), o visto será concedido para 3 anos até o máximo de 7 anos.  Da mesma forma que o H1B, o cônjuge e filhos podem acompanhar o beneficiário com o visto L2.
Depois de estabelecido aqui no país, seja com o H1B ou L1, pode-se aplicar para a residência permanente (green card) seguindo-se alguns outros requerimentos legais.

Em alguns casos é possivel aplicar para o green card diretamente caso a pessoa tenha o título de mestrado ou o bacharelado e mais 5 anos de experiência após a formatura (PERM), ou queira investir um montante entre $500,000.00 e $1,000,000.00 em um negócio ou empreendimento aqui nos EUA (EB5).


PERM
Nesse processo a empresa peticionária deve colocar alguns anúncios entre jornais e websites na tentativa de provar que não há ou não encontrou americanos qualificados para a posição. Depois de 60 dias de anúncios, faz-se uma aplicação para o Departamento do Trabalho que é o orgão que supervisiona esse processo inicial. Depois de aprovado, o que pode acontecer entre 6 meses a 1 ano, o beneficiário entra com o pedido de Green card.
Vale ressaltar que para esse processo, a pessoa nem precisa estar aqui nos EUA. Mas se estiver aqui ele tem que ter um visto válido até a data da aplicação do Green card pelo menos, seja o Estudante, turista, etc.

EB5
Há porém, uma possibilidade de aplicar para Green Card (residência permanente) investindo um montante entre $500,000.00 e $1,000,000.00 em uma empresa, bem como contratando no  mínimo 10 funcionários. Essa é a forma mais rápida embora com um investimento bem alto.
Assim, de forma bem resumida, esses são os vistos mais procurados para legalização no que se refere à propostas de trabalho e/ou investimentos. 

O Dr. Juan Gonzalez e sua equipe são especializados em H1B, L1, PERM e EB5, entre outros vistos. Caso queiram saber mais detalhes sobre esses e outros vistos, estarão a disposição para tirar suas dúvidas.

Planejando com antecedência e tendo as informações certas, um processo de legalização sai com mais facilidade e rapidez.


Vale a pena lembra que não sou advogado, assim como a Drim Solutions e não prestamos assistência jurídica. No entanto, trabalhamos em parceria com o Dr. Juan Gonzalez, que tem seu escritório localizado em Orlando, FL. Sua firma cuida de todos os assuntos relacionados a imigração.

Como sempre digo, cada caso é um caso, então a melhor maneira realmente é entrar em contato com o a equipe da Drim Solutions pelo rello@drimsolutions.com e tenho certeza de que terão um prazer imenso em lhe ajudar e lhe encaminhar para a pessoa correta.