sábado, 20 de julho de 2013

Como Transferir Dinheiro para os EUA de Maneira Correta e Eficiente

Transferindo fundos do Brasil para os Estados Unidos: Como trazer  seu dinheiro para investir


Juliana Scolari, originalmente de São Paulo, Brasil é especialista em câmbio e lidera o desenvolvimento do mercado brasileiro da Moneycorp: uma empresa de origem inglesa, líder na área de câmbio há mais de 30 anos.  Juliana e seu time são parceiros da Drim Properties há alguns anos e auxilia todos os nossos investidores estrangeiros com a transferência cambial.

Em um entrevista conosco, Juliana Scolari esclarece os grandes paradígmas desse processo:

1.Juliana, é fácil  trazer dinheiro do Brasil?

Eu considero um processo muito simples. Qualquer residente do Brasil declarante de impostos no país tem direito legal de diversificar seu portfólio e ter dinheiro em qualquer lugar do mundo. Basta ter uma conta bancária no país da moeda que desejar.

2.Existe alguma tributação?

Não há nada além do IOF (0.38%) já descontados no ato do fechamento do câmbio. Basicamente, uma pessoa física no Brasil tem como base de análise seu Imposto de Renda mais atual. Ou seja, o que cada indivíduo pode retirar do país já está líquido e os impostos já foram pagos sobre esse dinheiro.



3.E se a origem dos recurso foi no ano fiscal atual?

Só precisamos documentar a origem.
Tudo que o BACEN quer ter certeza é de que a origem dos seus recursos está devidamente documentada. Vendeu um imóvel no Brasil esse ano, portanto não consta ainda no seu IR? Basta documentar a venda. O valor da venda é automaticamente sua propriedade.


4. Muitos dos nossos clientes comentam sobre a grande burocracia da maioria das instituições bancárias brasileiras em aprovar uma transação de câmbio. Essa burocracia é realmente necessária?

De maneira alguma. Um processo prático deve necessitar da seguinte informação:
Como documentação básica, necessita-se de: um formulário preenchido para cadastro, comprovante de endereço, copia de identidade e imposto de renda completo.
O feedback em relação à documentação apresentada deve ser dado em no máximo um dia útil.
A partir daí o cliente já está autorizado à fechar o câmbio. Com o câmbio acordado, o deposito em reais é feito na conta bancária da instituição licensiada e , em dois dia úteis , os fundos são depositados na conta americana instruída pelo cliente.




5. Quais são os custos dessa transação?
Existem diversos custos associados, dependendo da intituição financeira, entre eles: taxas de transferências, taxas bancárias, IOF, custo do câmbio, custo de comissões, entre outras. Sempre aconselhamos a todos os clientes a comparar não só o câmbio, mas o valor total final que lhe está custando em Reais. A maioria dos bancos do Brasil cobram taxas elevadas, já descontadas da conta do correntista.
Na nossa empresa, é somente a taxa do câmbio do dia, mais competitiva do que a maioria das instituições banárias, além do IOF, de 0.38% - Imposto sobre Operações Financeiras.

6.Quais são as vantagens de um cliente em trabalhar com um especialista?
Trabalhar com um especialista tem milhões de vantagens, mas a principal, é o acesso ao próprio especialista. A obrigação do especialista é entender a natureza daquela operação e saber quais opções são possíveis para o enquadramento da operação de uma maneira simples, eficiente e econômica.

7. E como saber se o cambio é competitivo?
O câmbio que uma instituição irá te oferecer, seja ela a Moneycorp ou uma instituição bancária – tem uma margem (o que, na nossa língua, é chamado de spread). Além da flutuação constante da moeda, cada instituição “cobra” a margem que preferir (seja por padrões do mercado ou por regras da empresa). Esse spread tampouco é fixo.  Há diversas variáveis que serão levadas em questão no momento do fechamento do câmbio, entre elas, o montante a ser transferido e os dados mundiais da economia. Um câmbio fechado quando a flutuação está a seu favor (Real valorizando) tem mais chance de ser melhor do que com o dólar subindo rapidamente.

8. Qual é a sua sugestão para o investidor se proteger da flutuação cambial?
 Peça para a empresa monitorar o mercado para você. Quanto mais tempo você tiver até a data crucial de transferência, mais chances terá de se beneficiar com a flutuação da moeda.

9.Existe mais alguma vantagem em transferir os fundos corretamente do país?
Eu poderia numerar dezenas, mas as  principais são: segurança e possibilidade de repatriação.
Se o capital saiu corretamente do Brasil, a qualquer momento, você consegue repatriar esses fundos. É importante entender que dinheiro que não sai pelo BACEN, não volta pelo BACEN.

10.Você gostaria de dizer algo mais a nossos investidores?
Com muito prazer.
A transferência de fundos é um processo fácil, não deve ter nenhuma taxa escondida e não te prejudica tributavelmente. Entender como funciona é o primeiro passo. A partir daí, é escolher o seu provedor. E bom investimento!

Mais sobre Juliana Scolari - Moneycorp:



Juliana entrou para o time da Moneycorp em 2010 e percebeu logo de cara que existia um grande mercado de investidores brasileiros e uma falta mundial de especialistas no quesito. Com 7 anos de experiência na área financeira, abraçou a oportunidade e cresceu o mercado da empresa em 400% desde sua chegada.

Juliana recentemente foi eleita para a diretoria da Câmara do Comércio Brasil Estados Unidos na Florida Central. Freqüentemente é convidada a dar palestras sobre o assunto e já participou de inúmeros congressos, inclusive em Brasília.


Com um retorno positivo constante quanto ao seu desempenho de clientes e parceiros, perguntamos à jovem mulher de negócios qual o segredo de seu sucesso: “Nunca deixe passar a oportunidade de responder a uma pergunta, mesmo que tenha que pesquisar a resposta. Aprenda com os desafios de seu trabalho e procure se tornar um especialista. E principalmente, ofereça um serviço que supere suas próprias expectativas. Sempre! Seja qual for seu ramo de negócios.”


Se você precisa entrar em contato com a Juliana, mande um email para rello@drimsolutions.com e lhe ajudarão com o maior prazer!

26 comentários:

  1. se eu quiser mandar 3600RS pros E.U.A quanto eu pago de imposto aproximadamente?

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem?Me mande um email para diogo@drimproperties.com por favor
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Qual a melhor opção para envio de quantias menores para os EUA? 2... 3 mil dólares, por exemplo. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Marcio?
      Será um prazer lhe ajudar
      Me manda um email no diogo@drimproperties.com por favor
      Abraços

      Excluir
  4. Depois que transferi meu dinheiro para uma conta nos USA, terei que pagar algum imposto americano, ou terei algum risco com o fisco de lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem?
      Será um prazer lhe ajudar
      Me manda um email no diogo@drimproperties.com por favor
      Abraços

      Excluir
  5. Como faço para manda pequenas quantias dos EUA para o brasil ??? Obrigado desde jah !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Michael?
      Será um prazer lhe ajudar
      Me manda um email no diogo@drimproperties.com por favor
      Abraços

      Excluir
  6. Estou precisando de ajuda, precisa fazer uma transferencia de 3mil dolares esse mes, voce poderia me ajudar nesse processo? pois o banco me deu 48 hs para ser realizado o cadastro na central de cambio e mais taxa de R$200 para enviar.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Thiago?
      Será um prazer lhe ajudar
      Me manda um email no diogo@drimproperties.com por favor
      Abraços

      Excluir
  7. Diogo Esteves, vc nao esta ajudando muito, o que custa vc responder, as perguntas, me manda um e-mail que eu te falo, tem pessoa que ja se indentificam com as perguntas dos outros, porque nao responder, faça-me o favor!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, eu criei o post baseado nas info que peguei com a pessoa responsável por essa área especifica. Isso não é minha área de atuação portanto faço o grande favor de pedir para vocês me mandarem um email com sua dúvida para que possa repassar para a pessoa certa. Não entendo essa sua "grande frustração" dizendo o que custa responder!
      Creio já estar fazendo um "grande favor" e não uma obrigação. Não tenho o que responder aqui... não é minha área!!! Você quer respostas erradas?
      É isso?

      Excluir
  8. Nossa, que grosseria! Esse blog dá informações gratuitas e a pessoa ainda fica fazendo exigências.... eu também gostaria de ver as respostas aqui, pois a dúvida de um pode ser a de outro, mas respeito sua forma de fazer, Diego. Seria bom se todo mundo respeitasse, não é? Abs

    ResponderExcluir
  9. Diogo, desculpe errar o seu nome...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Flávia :-)
      Não é nem por não querer, mas como isso foi meio que uma entrevista e não um blog onde eu possa ficar dando resposta pois não é minha área realmente procuro ajudar da maneira que posso.. repassando para a pessoa responsável. Essa realmente também me deixou pasmo mas tem sempre uns assim no meio né :-)
      Mas tranquilo, de todo o tempo que o blog está no ar e o tanto de pessoas que já entraram em contato, essa realmente foi a primeira vez!!

      Obrigado pelo comentário

      Grande abraço

      Excluir
  10. Preciso passar um valor maior, pra compra de uma casa, qual o custo de impostos eu tenho que pagar, aqui no Brasil e la nos Estados Unidos.
    Ricardo Borges

    ResponderExcluir
  11. Tudo bem Ricardo?
    Será um prazer lhe ajudar
    Me manda um email no diogo@drimproperties.com por favor
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Ola,quais serias as taxas totais p enviar U$: 100,000 dolares p os eua,para compra de um imovel e qual seria o procedimento? Meu e-mail e fernandarodcar@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Fernanda?
      Obrigado pelo contato
      Estou encaminhando um email para a pessoa correta que poderá lhe ajudar. Você já está trabalhando com um corretor? Pode me responder diretamente pelo meu email - diogo@drimproperties.com
      Grande abraço

      Excluir
  13. Seria possível hipoteticamente, que aqui no Brasil, ganhando uma faixa salarial minima de 3 salários, com um imóvel como bem garantidor pela c.e.f, depositar por exemplo quantias acima de R$ 10.000,00..qual a taxa de cambio para transação, quanto seria o minimo requisitado, quais as documentações?? Pois num futuro próximo penso em mudar de país, essas são algumas das minhas duvidas..grato att...

    ResponderExcluir
  14. Tudo bem Rafael?
    Será um prazer lhe ajudar
    Me manda um email no rello@drimsolutions.com por favor
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. quero enviar dinheiro pro eua com quem falo???
    obrigado

    ResponderExcluir
  16. Tudo bem Heitod?
    Será um prazer lhe ajudar
    Mande um email no rello@drimsolutions.com por favor e lhe encaminho
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. por favor me envie um E-mail com seus dados para que eu possa me comunicar com voce, necessito efetuar remessa de dinheiro aos EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Marcos?
      Será um prazer lhe ajudar
      Me manda um email no rello@drimsolutions.com por favor
      Abraços

      Excluir
  18. Ola eu e minha companheira temos planos de morar lá qual seria a melhor maneira de conseguirmos e ela faz engenharia química e eu curso educação física em uma universidade reconhecida internacionalmente isso nos ajudaria? Obrigado.

    ResponderExcluir