domingo, 13 de abril de 2014

Basquete nos Estados Unidos

O Basquete é um esporte muito popular nos Estados Unidos. Quem nunca ouviu falar da liga NBA?
Esta liga é formada por 30 equipes oficiais e varias estrelas internacionais do esporte tem contrato assinado com os times. O padrão de performance é excepcional.

A origem do esporte vem do final do século XIX, quando um professor canadense procurava uma maneira de seus estudantes se exercitarem em grupos tanto no verão quanto no inverno.


A liga NBA que no começo se chamava BAA, sigla que em inglês que significava Associação de Basquete da América, evoluiu até se tornar uma liga global.

A Flórida tem tradição no esporte que é praticado em varias universidades da região e um dos seus famosos times é o Gators.

A nível internacional os Estados Unidos está sempre presente em competições de alto nível e a seleção sempre surpreende com suas jogadas sensacionais.


Com Mike Krzyzewski no comando da equipe nacional, os EUA já começaram a se preparar a Copa do Mundo na Espanha de 2014. A equipe americana é a atual campeã do torneio e não quer perder o seu trono para os anfitriões, que já colocaram a seleção dos Estados Unidos em apuros na final dos Jogos de Londres e vão querer repetir a façanha.

O técnico conhece os obstáculos que podem ser encontrados no caminho para o título mundial. Apesar da ausência de grandes estrelas da liga como LeBron, Durant, Kobe o time é de suprema qualidade e tem disponível um máximo de 29 jogadores que terão a oportunidade de marcar sua passagem para a competição ao ganhar um lugar no time.


Um dos planos para o sucesso do técnico K, maneira como Mike Krzyzewski  é carinhosamente chamado, é de formar um time vencedor para competir na Copa do Mundo, misturando jogadores que ganharam o ouro nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, com jogadores jovens que irão renovar o time e que poderão formar a base da lista de convocados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.

Quanto aos uniformes há novidades, recentemente a Adidas revelou sua nova linha de uniformes pós-temporada de basquete masculino da NCAA. Continuando a tendência observada ao longo da temporada NBA, camisa com manga, apesar dos jogadores de basquete terem manifestado o seu desagrado por camisa de mangas compridas nesta temporada.


Existe um livro guia sobre as regra dos uniformes de basquete. Entre outras coisas, esse documento fornece diretrizes quanto ao que pode e não pode ser exibido em uma camisa da equipe. Por exemplo, as regras dizem que a "zona neutra" da camisa do jogador de basquete dos homens só pode conter o nome do jogador ou um nome da mascote institucional. Mais importante, porém, o livro afirma que não mais que dois nomes ou abreviaturas de identificação podem ser colocados na parte da frente ou de trás de uma camisa de jogo. As regras são diferentes por exemplo, das regras para uniformes de futebol.


A verdade é que independentemente do uniforme usado, assistir uma partida de basquete da equipe nacional dos Estados Unidos é um experiencia sensacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário