terça-feira, 1 de abril de 2014

Nomes dos Estados do EUA

Como no Brasil, os Estados Unidos da América também são divididos em estados. Alguns dos nomes dados aos estados podem ser óbvios, mas é interessante saber a sua origem dos outros nomes.


Acredita-se que os exploradores espanhóis chegaram na Mobile Bay, em 1519, no estado do Alabama. O primeiro assentamento europeu permanente no Alabama foi fundada pelos franceses em Fort Louis em 1702. Os britânicos ganharam o controle da área em 1763 pelo Tratado de Paris, mas tiveram de ceder quase toda a região do Alabama para os EUA e Espanha após a Revolução Americana. O nome do estado e do rio foi dado pelos primeiros exploradores europeus referente a tribo indígena local.

Vários nomes vem de nomes indígenas como Arkansas do índios Quapaw. Connecticut, a partir de uma palavra indiana (Quinnehtukqut) que significa 'ao lado do longo rio de maré'. Indiana, que significa terra dos índios, e o nome Massachusett também vem da tribo de nativos americanos que habitavam as terras, que significa "na ou perto da grande colina".


A palavra indiana "Michigan", significa "grande ou grande lago" e dá o nome do estado de Michigan. Eram tribos indígenas que vivem na região de Michigan quando o primeiro europeu, um francês, Étienne Brulé chegou em 1618. A França foi expulsa do território pela Grã-Bretanha em 1763, após as guerras francesas e indianas.

Os nomes de outros muitos estados provem de palavras indianas, Minnesota, a partir de uma palavra indiana que significa 'água cor do céu'. Mississipi, vindo de uma palavra indígena que significa 'pai das águas', e Missouri do nome da tribo indígena Missouri que significa 'cidade das grandes canoas'.

O nome de alguns dos estados não é muito clara, por exemplo o estado do Arizona, Idaho e Oregon.

Como varias áreas do que hoje forma os Estados Unidos já pertenceram a outros povos e foram regidos por outras nações muitos dos nomes que foram dados aos estados tem suas origens em outros idiomas.
Por exemplo Colorado, que vem do castelhano que significa vermelho, corado. Flórida vem de Pascua Florida ou Festas das Flores, ou Páscoa.


Louisiana foi nomeada em honra de Louis XIV, este estado tem um colorido fundo histórico muito rico. Exploradores espanhóis chegaram à foz do Mississippi e reivindicaram as terras para Louis XIV da França em 1682.

Louisiana tornou-se uma colônia da coroa francesa em 1731, mas foi cedida à Espanha em 1763, após as guerras francesas e indianas. A porção leste do Mississipi ficou sob controle britânico em 1764. Louisiana foi revertida para a França em 1800 e vendida por Napoleão para os EUA em 1803. A parte sul, conhecida como o território de Orleans, tornou-se o estado de Louisiana em 1812.


O estado de Montana vem da palavra que os espanhóis usam para montanhas, assim como Nevada, significa coberta de neve, também em castelhano. O estado de Nevada é o mais seco no país, muito do estado de Nevada é desabitada.


A historia dos Estados Unidos, assim como os nomes dados as suas cidades e estados tem várias similaridades com o Brasil devido a vinda dos europeus e os confrontos com a população indígena nativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário