sexta-feira, 28 de março de 2014

As Famosas Laranjas do Estado da Flórida

O suco de laranja é a bebida favorita na hora do café da manhã nos Estado Unidos. Mais de cinco milhões de galões são consumidos a cada ano nos EUA. A maior parte desse suco é proveniente do estado da Flórida, o maior produtor de laranja do país.


A laranja foi trazida para a América no início de 1500 por exploradores espanhóis. As árvores foram plantadas na periferia das cidades portuárias populares, como Santo Agostinho e Tampa Bay. Com o tempo, as populações locais desenvolveram um gosto pela laranjas.

Desde então a laranjeira tornou-se uma arvore comum na Flórida, mas, devido aos custos de transporte e armazenagem, as laranjas da Flórida só eram vendidas para os moradores locais. Outras frutas cítricas como o limão e a mexerica também são cultivadas, mas em quantidades muito menores.

Milhares de hectares de bananas também foram plantados na Flórida, especialmente no que é conhecido como o Vale do Rio Paz, em Polk County.

As laranjas eram raramente espremidas, mesmo que os amantes desta fruta estivessem cientes do delicioso suco, mas o suco não podia ser mantido a temperatura ambiente por muito tempo. Devemos lembrar que os refrigeradores domésticos não foram oferecidos ao público até 1911.


Com o tempo, a demanda por frutas cítricas aumentou, principalmente quando os médicos começaram a recomendá-las como ajuda na cura para o resfriado comum. Em meados do século 19 o custo do transporte permaneceu proibitivo, pois, as laranjas tinham que ser transportadas a cavalo, carruagem ou barcos, caso elas fossem enviados para fora do estado.

Mas tudo isso mudou quando os primeiros trilhos de trem foram colocados na Flórida, em 1880. A ferrovia deu aos agricultores comerciais o meio de oferecer laranjas para a costa leste dos Estado Unidos. Na virada do século a citricultura tinha crescido enormemente em pouco mais de uma década.


A primeira unidade de processamento de laranja foi inaugurada em 1915, apenas alguns anos depois da geladeira haver sido introduzida no mercado. A melhoração das técnicas de embalagem e pasteurização significou que o suco de laranja pode ser seguramente enviado e armazenado em casa. Apenas uma pequena porção de laranjas eram processadas no início.

A indústria teve um aumento sem precedentes de demanda com a introdução do concentrado congelado perto do final da Segunda Guerra Mundial. Esses foram os anos de vacas magras nos Estados Unidos e o suco de laranja fresco era simplesmente demasiado caro para a maioria dos consumidores. O concentrado congelado era muito mais barato e podia ser armazenado indefinidamente.

Até o final da década de 1940, o suco de laranja foi a segunda bebida mais popular no café da manhã nos Estados Unidos depois do café. O concentrado congelado dominou o mercado por quatro décadas até que o suco de laranja pronto para beber o superou. Hoje, cerca de 80% do suco de laranja que é processado nos Estados Unidos vem do estado da Flórida.



Seja o suco pronto para beber ou congelado, o fato é que o suco de laranja lidera o mercado e chega a vender mais que o dobro do que o seu concorrente mais próximo, o suco de maçã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário