quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Comparações e as similaridades entre o Brasil e o Estados Unidos da América

Vários países veem os americanos como sendo um pouco parecido com os brasileiros, sendo uma parte da população vistosa, rica e falam sempre alto, enquanto outra parte trabalha horas a fio e ainda assim mal conseguem se sustentar.

Claro que existem similaridades óbvias, os dois países tem o tamanho de continentes, descobertos e construídos na mesma época, as corridas para encontrar ouro, os vaqueiros, as plantações de açúcar e os escravos trazidos da Africa.


A topografia dos dois países consiste em grandes cidades no litoral, onde a maioria das pessoas vivem, uma vasta parte central com um interior pouco populado, com certas exceções, riquezas naturais, savanas intermináveis onde se pode plantar com sucesso inúmeros alimentos.

O clima do Brasil apesar de em algumas regiões ser similar ao Estados Unidos, existem grandes contrastes devido a sua posição geográfica. O Brasil tem pouca precipitação de neve ou que já não pode ser dito dos EUA.

Ao considerar o povo, tanto os EUA como o Brasil têm grupos étnicos e raciais similares. Cada país possui povos indígenas que hoje em dia são poucos em números, negros, já que ambos tiveram a escravidão até a segunda metade do século 19, e de imigrantes da Itália, Alemanha e Ásia (China predominam nos EUA e Japão no Brasil).


Em Santa Catarina, no sul do Brasil, as pessoas com descendência alemã é obvia, não só na aparência como também muitas famílias continuam falando alemão entre si. Os alemães foram um dos maiores e mais influentes grupos de estrangeiros que foram para Cleveland, nos séculos 19 e 20. Eles tiveram uma importante influência sobre a vida econômica, educacional e cultural da cidade.

São Paulo faz a reivindicação de ser a maior cidade japonesa fora do Japão, na mesma linha, NovaYork é a segunda maior cidade judaica do mundo.

As similaridades não ficam só ai, obviamente São Paulo é a Nova York, capital comercial, industrial e financeira, uma cidade que nunca dorme, um engarrafamento de 24 horas, uma megacidade berrante que funciona.
Igualmente, Brasília e Washington, DC, onde todas as avenidas são muito largas, edifícios públicos muito grandes e vida pública sem vivacidade. Ambas capitais foram inventadas e colocadas no meio do nada, apesar de hoje Washington estar mais integrada.


Pense em uma cidade costeira de sol escaldante e no hedonismo, praias e a cultura de praia, uma cidade que ajudou a definir a década de 1960 e, em seguida, começou a afundar em seus problemas. Uma cidade, de quadrilhas de traficantes e policiais brutais. Rio de Janeiro ou Los Angeles?

Nova Orleans, na costa, como Salvador na Bahia. Ambas são os centros da cultura negra em seus  países. Ambas são os lugares de origem de algumas das melhores músicas de jazz do mundo, com suas enormes comemorações do carnaval, a política local notoriamente corrupta e pratos locais famosos com base em mariscos.



A lista de diferenças também é longa, uma grande diferença reside na herança do poder colonial. A Grã-Bretanha legou aos Estados Unidos seu idioma, o sistema legal, uma elite política, um gosto da classe média para o comércio, uma tradição do liberalismo político, no sentido britânico. Portugal legou ao Brasil seu idioma e o catolicismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário