quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Estudando nos Estados Unidos

Muitos estudantes que decidem ir estudar nos Estados Unidos relatam que acabam por não fazer tantas amizades como gostariam.
Na verdade, quem vai para aprender a língua inglesa corretamente deve evitar só fazer amizade com outros brasileiros para poder praticar mesmo o inglês.


O que vários educadores têm observado porém, é que muitos estudantes do exterior e, especialmente, estudantes da China que chegam nos Estados Unidos cada vez em numero maiores, estão tendo que fazer muito esforço para integrarem-se nas salas de aula e moradias americanas.

Isso é preocupante e até estudos já foram feitos que realmente comprovam a tendência, mais de um terço dos estudantes estrangeiros dizem não ter amigos próximos nos EUA, e muitos dizem que gostariam de ter mais amizade com os americanos.


Mas não é só o estudante de inglês que por ter mais dificuldade de se expressar na nova língua relata o problema. Pesquisas foram feitas recentemente incluindo estudantes de faculdade e de pós-graduação.

Em geral, os estudantes de países que tem inglês como língua nativa relatam ter mais amigos americanos em seu circulo de amizades do que os estudantes de outros países.

Talvez não seja surpresa que os estudantes de países de língua inglesa e, estudantes do norte da Europa Central, que na maioria das vezes tem também inglês fluente, tenham mais amigos americanos.

Muitos alunos descrevem a sua amizade com os americanos de superficial, não estão satisfeitos com o número de amigos nativos e, também comentam que estão insatisfeitos com a qualidade desses relacionamentos.


A duração do curso influencia um pouco, para quem está nos EUA há um ou dois anos, em geral tem uma maior quantidade de amigos.
A localização da entidade onde o curso é ministrado também influencia, em NovaYork e outra áreas metropolitanas tem níveis mais baixos de satisfação com as amizades do que aqueles em cidades universitárias menores.

Já em cidades menores parece que fazer amizade com os americanos fica mais fácil. Uma explicação poderia ser que os estudantes internacionais dessas instituições não tivessem contato com pessoas de seu próprio país e portanto sejam mais propensas a fazer amigos americanos.

Muita gente acaba culpando a timidez ou a pouca habilidade no idioma inglês, outros dizem que os americanos podem parecer um pouco 'fechados'.

Outros fatores são que os americanos não estão abertos para outras cultura, o que pode variar imensamente do norte ao sul do país.
Alguns estudantes contam que quando estão com americanos não sabem de que assunto conversar.
Mais pesquisas precisam ser feitas para entender melhor por que alguns alunos estrangeiros necessitam fazer tanto esforço para conectar com os americanos.


Uma hipótese é de que as diferenças culturais podem ser, em parte, do país de origem. Por exemplo, os Estados Unidos é um país altamente individualista, ao passo que outras sociedades, particularmente na Ásia, é colocado uma maior ênfase nas relações sociais e laços comunitários. Estes alunos podem não estar preparados para a independência dos americanos e atitudes mais relaxadas em relação a amizades.

Por outro lado, os estudantes do norte da Europa e de países de língua inglesa com Austrália e Africa do Sul, podem ter mais em comum culturalmente com os americanos e, portanto, podem sentir maior facilidade para estabelecer conexões.


2 comentários:

  1. Eu pretendo , em 2018 , ir para os Estados Unidos , mas não sou muito boa em inglês e sou um pouco tímida , Como você aprendeu Inglês ??

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem Rafaela?
    Eu mudei pra cá em 1999 quando tinha 14 anos com minha família. Aprendi me envolvendo com Americanos e evitando o máximo qualquer coisa relacionada a português. Todo começo é difícil, mas logo você pega :-)
    Abraços

    ResponderExcluir