domingo, 26 de janeiro de 2014

Recursos Naturais do Brasil

Como um país de dimensões continentais, o Brasil conta com uma abundância de recursos naturais. Embora estes recursos facilitem o desenvolvimento, eles não reduzem as desigualdades sociais e econômicas. Durante a última década diferentes governos têm estabelecido um quadro jurídico que tem atraído investidores de vários países ao redor do mundo. Grandes investimentos em infraestrutura, indústrias e serviços tornaram o Brasil um alvo atraente.


Recursos minerais

No campo dos recursos minerais, o Brasil ocupa a primeira posição entre os exportadores de nióbio, minério de ferro, manganês e bauxita, e também um lugar de destaque nos mercados de níquel, magnésio, estanho e ouro. A indústria do petróleo e gás no Brasil tem crescido e o Brasil tem um potencial significativo para o desenvolvimento na área de energia elétrica, especialmente no que diz respeito a fontes renováveis como energia eólica, energia hídrica e fotovoltaica.


O Departamento Nacional de Produção Mineral é responsável pela promulgação de normas complementares e de fiscalizar a atividade de mineração. O controle ambiental por órgãos do governo também ocorre através de processos de licenciamento, os recursos minerais são considerados propriedade do solo em que estão localizados. Portanto, o direito de explorar os recursos minerais não pertence necessária mente ao proprietário da terra.

Petróleo e gás

A indústria do petróleo e gás no Brasil experimentou um grande crescimento após a introdução da Lei do Petróleo local, em 1997, que estabeleceu um quadro legal bem sucedido e expandiu a contribuição da indústria de petróleo e gás para o produto interno bruto do Brasil. Isto tornou o Brasil um mercado atraente para empresas estrangeiras e locais de exploração e produção. O regulamento do petróleo tem sido mantido como um monopólio estatal. No entanto, as empresas privadas podem exercer atividades através de contratos de concessão ou autorização.


Os resultados de discussões em relação à área do pré-sal levaram a uma revisão do quadro regulamentar para esta área. Acordos de partilha de produção foram, portanto, estabelecidos no quadro legal de óleo e gás no Brasil, houve a criação de um modelo diferente para acomodar as atividades de exploração e produção em grandes reservatórios nas áreas do pré-sal.

Apesar das preocupações sobre o novo marco regulatório, o crescimento econômico ainda é esperado no setor, com oportunidades para uma maior expansão disponível em ambos os mercados.

Eletricidade

Sob a Constituição de 1988, o governo federal é responsável pelo desenvolvimento de todos os serviços de energia elétrica, diretamente ou por meio de concessões e autorizações. Em 1995, um marco regulatório foi criado que estabeleceu novas regras e procedimentos para a concessão e permissão de serviços públicos, incluindo a eletricidade. De acordo com essa legislação, a geração de energia pode estar sujeita a uma concessão, que deve ser obtida através de um processo de licitação, ou autorização, dependendo da fonte de energia e seu potencial .

A Agência de Energia Elétrica foi criado em 1996,  como a agência responsável pela regulação de energia elétrica no Brasil. Sua missão inclui a geração de energia, transmissão, distribuição e comercialização, seguindo as políticas e diretrizes do governo federal.



No campo da energia renovável, existe um potencial significativo para o desenvolvimento não só de usinas hidrelétricas, que já constituem a fonte de cerca de 72% da energia gerada no país, mas também de energia eólica e fotovoltaica de energia elétrica, que dependem de incentivos dos governos federais e estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário